segunda-feira, 16 de abril de 2007

O Marxismo e a produção do conhecimento

Resumo: Este artigo discute algumas categorias do pensamento marxista e sua inserção na problemática da produção do conhecimento científico.
Palavras-Chave: Marx; Conhecimento; Dialética
Abstract: This article discusses some categories of the Marxist though and its insertion in the problematic of production of scientific knowledge.
Key words: Marx, Knowledge, Dialectic

Introdução
Esse artigo se insere no contexto das problemáticas a respeito dos métodos de pesquisa, respeitando suas adversidades[1], limites teóricos e principalmente se colocando na direção de compor uma reflexão séria a respeito do marxismo naquilo que se refere à produção do conhecimento científico.
A produção do conhecimento, classicamente, é entendida na relação entre o sujeito que conhece (cognoscente) e o objeto que pode ser conhecido (cognoscível). A interpretação se dar por modelos teóricos: “esta tipologia não é de maneira nenhuma especulativa, pois que cada um destes modelos[2] encontrou a sua ilustração concreta em correntes filosóficas historicamente existentes” (SCHAFF, 1986, p.73)
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método dialético na compreensão de suas particularidades e na busca pela revelação da realidade contemporânea.
(para ler mais clique no título)

Sem comentários: