quarta-feira, 12 de março de 2008

livro "Estado, política e classes sociais"


AUTOR(ES): ARMANDO BOITO JUNIOR
SINOPSE: Os ensaios reunidos neste livro examinam alguns conceitos e problemas fundamentais da teoria política marxista. O principal objetivo é contribuir para a renovação do pensamento marxista, rompendo com a concepção economicista que o dominou ao longo do século passado. Os ensaios destacam o papel das estruturas e das práticas políticas na
reprodução das relações econômicas e sociais e também no processo de mudança histórica.
O autor procura apresentar suas idéias de maneira polêmica, de modo que evidencie ao leitor seus pressupostos e suas conseqüências.

ORELHAS:
A ambição maior deste trabalho é contribuir para a renovação da teoria marxista, o que exige um balanço crítico do marxismo dominante no século XX e um diálogo criterioso com os autores e as pesquisas inovadoras, de orientações teóricas variadas, que marcaram as ciências humanas nas últimas décadas.

O livro trata fundamentalmente da teoria política e também da política contemporânea.
Na sua primeira parte, refere-se à importância da política e do Estado, tanto no que respeita à reprodução da estrutura econômica e social, quanto nos processos de mudança histórica. Polemizando com críticos do marxismo e também com o marxismo economicista, o autor destaca e analisa o papel da política no corpo da teoria marxista da sociedade e da história. A segunda parte do livro trata das relações entre política e classes sociais. Boito analisa a presença, muitas vezes dissimulada, das classes sociais no processo político e considera, também, o papel desempenhado pela política na própria formação das classes sociais. Apoiado nesse enfoque, procura lançar uma luz nova sobre a importante questão do declínio da polarização do conflito de classes na fase atual do sistema capitalista.
O conjunto do livro sugere que é possível explorar muita matéria nova e produzir muitas idéias originais, úteis para se refletir sobre a sociedade capitalista atual, quando se abordam, de modo crítico e com espírito renovador, temas tradicionais, que alguns poderiam julgar ultrapassados, da teoria política marxista.
Quarta capa
Este livro reúne doze ensaios que tratam alguns temas centrais da teoria política contemporânea e, particularmente, da teoria política marxista, confrontando e revendo teses de modo polêmico e original.
São examinados temas como a natureza do poder político, o papel da política na mudança histórica, a estrutura e a função do Estado, as crises políticas, a cena político-partidária nas sociedades capitalistas, o processo de conversão das classes em forças sociais atuantes no processo político e as distinções políticas e ideológicas no interior das classes trabalhadoras. Os ensaios examinam também temas controversos da atualidade, como o esgotamento do longo ciclo revolucionário do século XX e a regressão da cidadania.
Sobre o autor
Armando Boito Jr. é professor titular de Ciência Política da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) da mesma universidade e editor da revista Crítica Marxista.
Publicou diversos trabalhos sobre movimento sindical e sobre a política brasileira, entre o quais se destacam os livros O golpe de 1954 - a burguesia contra o populismo (Brasiliense, 1982), O sindicalismo de Estado no Brasil - uma análise crítica da estrutura sindical (Hucitec/Unicamp, 1991), Política neoliberal e sindicalismo no Brasil (Xamã, 1999) e O sindicalismo na política brasileira (Ed. IFCH-Unicamp, 2006).
Organizou as obras coletivas Parlamentarismo e presidencialismo - a teoria e a situação brasileira (Paz e Terra, 1993) e O sindicalismo brasileiro nos anos 80 (Paz e Terra, 1991).
Tem-se dedicado ao estudo do marxismo e do movimento socialista. Nessa área de pesquisa, organizou o livro A Comuna de Paris na história (Xamã, 2001), e é co-organizador dos livros A obra teórica de Marx - atualidade, problemas, interpretações (Xamã, 2001), Marxismo e ciências humanas (Xamã, 2003) e Marxismo e socialismo no século XXI (Xamã, 2005).
SUMÁRIO:
Apresentação
Parte 1 - Estado, classes sociais e mudança histórica
1 O Estado capitalista no centro: crítica ao conceito de poder de Michel Foucault
2 O lugar da política na teoria marxista da história
3 Estado e transição ao capitalismo: feudalismo, absolutismo e revolução política burguesa
4 Estado e transição ao socialismo: a Comuna de Paris foi um poder operário?
5 O conceito de crise revolucionária: a França de 1789
6 Cena política e interesses de classe na sociedade capitalista: a análise de Marx
Parte 2 - Política e economia na formação das classes trabalhadoras
7 Pré-capitalismo, capitalismo e resistência dos trabalhadores - Elementos para uma teoria da ação sindical
8 A (difícil) formação da classe operária
9 A constituição do proletariado em classe no Manifesto do Partido Comunista
10 O esgotamento do ciclo revolucionário do século XX
11 Classe média e sindicalismo
12 Cidadania e classes sociais
Pode ler mais aqui

Sem comentários: