quarta-feira, 11 de junho de 2008

Camionistas: Sindicato contra, PCP a favor, especulação a ganhar!

A paralisação decretada pelos patrões dos camionistas, percebendo-se maioritariamente pequenos empresários a serem entalados na crise d0s combustíveis, levou Vitor Pereira dirigente da Federação Sindical dos Transportes - afecta à CGTP - a dizer: "Não é possível os patrões fazerem greve, é uma violação à Constituição da República e uma negação do direito ao trabalho que os motoristas devem denunciar", (...) "os motoristas "estão a ser usados pelos patrões em lutas que não são suas".
Já o comunicado emitido em pcp.pt diz que "o PCP considera que está colocada ainda com maior exigência uma pronta intervenção do governo que dê resposta às justas reivindicações deste sector (...)".
Ora a coisa parece que não bate certa.
O Sindicato faz muito bem em denunciar a exploração dos camionistas, os horários muito longos que levam a acidentes frequentes, os salários pagos em comissões e ajudas de custo que são retiradas se os trabalhadores refilam, a precariedade no trabalho... e faz muito bem em se posicionar contra lookouts - mas é uma verdade que as pequenas empresas estão a sofrer mais agudamente com a crise e os grandes empresários até podem estar satifeitos com a falência dos pequenos.
Mas as justas reinvindicações do sector não são todas justas. A redução dos impostos sobre os combustíveis levará a que outros pagarão esse valor. E esses outros serão os trabalhadores. A solução passa, entre outras coisas, por atacar os lucros das multinacionais e atacar o modelo de formação de preços. E é claro que uma GALP nacionalizada poderia ter outro papel na crise.

Ler interessante dossier aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

O Vitor Pereira ainda leva uma penalização no CC