sábado, 8 de novembro de 2008

haja alguém que lute


Os professores estão de parabéns. Provou-se hoje, à saciedade, que o acordo sindicatos/ministério não resolveu os problemas da classe. Os profs foram obrigados a retomar a luta - fizeram-no porque a pressão nas escolas é tanta que alimenta constantemente a revolta docente.

Os professores conseguiram hoje um grande feito. E animaram aquilo que a CGTP se mostrou impotente face à aprovação do código Vieira da Silva. Depois de uma positiva greve geral de resposta ao código Bagão a CGTP queimou gente e energias na última tentativa de greve geral.

Voltando os professores. Antes, o governo tinha conseguido isolar os docentes pondo contra eles as organizações de pais - ou os líderes dessas associações. Estas, hoje, ficaram caladas - pelos vistos não têm espaço político ou a evidência da confusão nas escolas já lhes entra pelos olhos adentro.

Espaço para outra cedência sindical não existe. Por isso está feito o entalanço total: a ministra armou-se em forte e agora tudo se extremou.

Vai a ministra cair? Não foi esse o caminho de Sócrates. Então Sócrates terá que inventar qualquer coisa para limitar esse grande movimento de desobediência civil de recusa à avaliação que está implantado nas escolas?

A luta continua dentro dos próximos capítulos.

Sem comentários: