quarta-feira, 5 de março de 2008

Professores: acreditar na vitória


As manifestações de professores irromperam na vida política. Surgiram até por fora dos sindicatos, mas sem ser contra eles. Surgiram no luto de muitos e muitas que votaram PS.

As manifestações caminham para um epílogo, esperemos, a queda da ministra. Mas se ela não cair as manifs já são em si uma vitória. Elas transportam uma nova aragem: é possível ganhar!

Depois da derrota de Sócrates com a queda de Correia de Campos, agora há esperança de que é possível derrotar o governo. Acreditar que é possivel é uma coisa extraordinária: há muitos anos que o movimento popular não acreditava que era possível.

Mesmo que a ministra não caia, e os teóricos do PS e do poder estão a exigir a sua manutenção, é uma vitória que o governo esteja a ser queimado em "lume brando". Todos os dias, todas as noites os telejornais mostram milhares de professores a protestar, um protesto sempre negro, sempre amplo, sempre com lenços brancos.

A ministra pode não cair, até porque o isolamento não é tão grande como na saúde, o governo pode não ficar cozido, mas ficará bastente queimado.

Sem comentários: