domingo, 22 de junho de 2008

Lula ataca quer aumentar idade de reforma

imagem: http://meuslivros.weblog.com.pt/arquivo/POBRE-45.bmp
artigo em Socialismo e Liberdade

"Nova Reforma da Previdência quer retirar direitos dos trabalhadores


Previdência Social, estas palavras acompanham a vida dos trabalhadores brasileiros como sinônimo de esperança, até os seus 65 a 70 anos de idade, quando se vêem na expectativa de exercer os seus direitos a uma justa aposentadoria por seu trabalho e contribuição ao país. Entretanto, infelizmente o sonho a uma velhice com dignidade vem tornando-se um pesadelo e as aposentadorias um verdadeiro castigo.

Nos últimos anos, nossos governantes fizeram sucessivas “reformas da previdência”, verdadeiras contra-reformas, já que retiraram ou reduziram direitos históricos do povo. Agora, surgem notícias de que o governo Lula mexerá mais uma vez nas regras previdenciárias. É importante lembrar que em 2003 o atual governo aprovou uma reforma que afetou diretamente os servidores públicos, desvalorizando as carreiras do setor e os serviços essenciais prestados pelo Estado.

Mais uma vez é retomado o discurso de que os atuais direitos previdenciários não podem continuar. Querem aumentar a idade mínima para o pedido de aposentadoria e o tempo de contribuição dos trabalhadores. Utilizam a boa notícia do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, para ampliar a exploração sobre o povo. Hoje, a maioria dos trabalhadores sonha com uma aposentadoria digna, para aproveitar a melhor idade. Porém, com os baixos valores recebidos, não lhes restam alternativas senão continuar na labuta, mesmo que em algum subemprego.

Como se não bastassem as dificuldades crescentes de acesso ao auxílio doença e à aposentadoria por invalidez, recentemente o governo acenou trocar o fator previdenciário pela idade mínima. Segundo a proposta, o trabalhador deixaria de ser penalizado pelo fator previdenciário, porém, teria o direito a aposentaria somente aos 65 anos para os homens e 60 às mulheres. Neste caso, o prejuízo aos trabalhadores seria enorme, particularmente para aqueles que trabalharam desde muito cedo.

Há uma profunda e inadmissível incoerência nas ações desses governos. Como celebrar a terceira idade de forma sadia, feliz e proveitosa, se a cada ano descobrimos que mais um obstáculo foi colocado para a tão sonhada aposentadoria pelas sucessivas reformas previdenciárias. Num país marcado pelas desigualdades sociais, é de fato surpreendente que um governo que se diz identificado com a causa dos trabalhadores, ao invés de taxar as grandes fortunas opte por sacrificar o povo. Por isso, os trabalhadores devemos dizer “não” a mais essa reforma da previdência e unidos lutarmos contra a retirada de direitos do povo. "

Horácio Neto é advogado e vereador em São Caetano do Sul (PSOL-SP)

1 comentário:

Anónimo disse...

E inda falam em terceiro mandato!