quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Livro Branco das Relações de Trabalho, a caminho do negro!


O Livro Branco (clique aqui para o obter) parece dar continuação ao relatório preliminar. Facilitação dos despedimentos, horários diários à vontade do patrão... mas vamos ler melhor.
No entanto, apenas algumas horas depois, as tácticas tornaram-se visíveis. A Comissão, que já teve cisões por manifesta parcialidade, nomeada pelo governo PS, abre espaço a políticas favorecedoras do patronato para - precisamente - o patronato exigir mais ainda. O governo fica na posição do procurador de consensos, apela ao diálogo - a arte da suprema hipocrisia - e assim se faz o caminho de mais uma viragem à direita.
Aos sindicatos compete informar muito bem os trabalhadores. Não é preciso gritar slogans, é preciso explicar. Basta começar a ler o Livro Branco para perceber que a mentira, a demagogia e a hábil linguagem para enganar a população e cair em graça.
E alguma vez a UGT teria que dizer alguma coisa com jeito. Foi o que fez o seu presidente ao dizer que as propostas do Livro Branco não correspondiam às propostas do PS aquando da apresentação do Código de Bagão Félix. Ou seja, como disse o próprio Bagão, aquando da apresentação do chamado relatório preliminar, as propostas agora enunciadas são inconcebíveis.
Ao que isto chegou. A flexiprecariedade é o monstro a abater!

2 comentários:

Anónimo disse...

Vamos à greve geral?

Anónimo disse...

Greve??? o povo anda cansado...