sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O coração do Granadeiro e o calmante do Francisco

foto charagoesquerdo.wordpress.com
Já temos vindo a despedir nos últimos anos e este ano, por exemplo, despedimos 600 pessoas. Corta o coração dizer isto mas, para o ano, despediremos um pouco mais. As tecnologias criam empregos mais qualificados", disse Henrique Granadeiro.
A demagogia de Granadeiro é uma coisa brutal. Corta-se o coração ao representante do exploradores de uma empresa que diminuiu para um terço o número de trabalhadores. Corta-se-lhe o coração, coitadinho! Ai que ele morre de desgosto!
Perante isto, podia ter sido melhor a reacção de Francisco Gonçalves, coordenador da CT. Apesar de demonstrar preocupação, ele desvalorizou as declarações do patrão, disse que tinham que “ser vistas no quadro do congresso das comunicações”, e centrou o seu ataque na ANACOM (ouça-se o site da TSF). Ora talvez fosse melhor centrar o ataque na demagogia do patrão e na responsabilidade do governo.
E talvez isso tenha aberto espaço a Mário Lino que “disse não as entender como um pré-anúncio de despedimento, mas admitiu estar preocupado, porque estão empregos em causa”.
Se a demagogia fosse onda hoje tínhamos tido um tsunami!
Depois dos conflitos entre sindicatos da CGTP na PT, com STT, SINTTAV, SNTCT, com a ajuda do STPT em guerra aberta, da parcialidade objectiva assumida pela coordenação da CT que em vez de unir ajudou a dividir, estas declarações de Francisco Gonçalves talvez não ajudem lá muito a resposta da classe.
Mas um dia não são dias. E melhores dias virão.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nas negociações para o último ACT da PT alguns sindicatos da CGTP uniram-se aos da UGT, e assinaram um ACT, contra outro da CGTP, o SINTTAV !!!!
E para cúmulo os trabalhadores, sócios do SINTTAV para aderirem ao novo ACT, e receberem um bónus de 300 €, deixavam automaticamente este sindicato - por obrigação imposta por Granadeiro. Esse que dizem aí que se lhe parte o coração.

Anónimo disse...

Ouvir este Francisco Gonçalves da CT é o mesmo que estar a ouvir o patrão.

È que este animal não vai mesmo descansar enquanto não conseguir um tachalhão, e isso até seria compreensivel, mas aquela mula velha do Felis anda à procura de que? quando vende os trabalhadores.

O Aveiro

Anónimo disse...

...essa dos sindicato na PT afectos à CGTP unirem-se aos da UGT para assinarem o AE e isolarem um outro da CGTP ... o SINTTAV, tem uma uma interessante história, sabem qual é ?

é muito simples. Desde que o SINTTAV deixou de ser um pau mandado do PCP, o "caldo" entornou-se. Então a partir do quartel general do PCP, desencadeou-se uma estratégia no sentido de cilindrar todos os comunistas que deixaram de ser " meninos bem mandados" no SINTTAV.
A campanha contra os meninos rebeldes do SINTTAV foi mesmo à boa maneira do PCP, ou seja, tudo serviu p'ro bota abaixo e só faltou oportunidade para envenenar a sopa do "velhote" de barbas.
Duas eleições em 2003 e 2006 para os orgãos sociais do SINTTAV e em ambas levaram banho os bem comportados do PCP.

Como resultado, parte deles desertaram , uns para o SNTCT, outros para o STT e outros reformaram-se.

entretanto a estratégia acordada no quartel general do PCP era para manter, isto é, continuar a tudo fazer para enfraquecer o SINTTAV, nem que para tal tivessem que alinhar com os "independentes/STPT" ou seguir o trilho dos "amarelos" como aconteceu com o AE 2007, para isolar o SINTTAV e assim tambem estes aproveitarem a "picar" nos sócios.

o artista Francisco Gonçalves, numa primeira fase muda-se para o SNTCT, mas entretanto, no quartel general alteram a estratégia da sua sindicalização, porque o poleiro para o artista seria muito dificil conseguir. Então a alternativa estava na sindicalização no STT, porque aqui sim, com a crise de coordenação neste sindicato, é perfeitamente possivel arranjar o tal lugar que sempre foi uma sua grande aspiração ... ser presidente de um sindicato.

Anónimo disse...

presidente só pode haver um, o Francisco e mais nenhum

IDEAL COMUNISTA disse...

Uma excelente posição está exposta pelo Fernando Marques em http://charagoesquerdo.wordpress.com/2007/12/10/nacionalizar-as-infra-estruturas-das-telecomunicacoes/.
Leitura recomendada.