quarta-feira, 18 de julho de 2007

Jerónimo de Sousa e Clara Zetkin



A Organização de Mulheres Comunistas e as Edições Avante lançaram um livro comemorativo dos 150 anos do nascimento desta revolucionária alemã. É positivo que as organizações de esquerda recordem percursos revolucionários e contributos políticos destacados na luta operária mundial.
Olhar para esses percursos e essas extraordinárias contribuições à luta revolucionária só reforça o peso da responsabilidade com que esse olhar deve ser dirigido. E esse olhar tem pontos de partida: é feito com espírito de compreensão sobre os tempos históricos, procurando interpretá-lo, valorizá-lo e percebê-lo de forma material e dialéctica; de outro modo pode ser feito com espírito de consumo de ideias, acrítico e deificação de personalidade.
No lançamento do livro, Jerónimo de Sousa produziu uma interessante intervenção sobre o património ideológico e de luta de Clara Zetkin. Vale a pena lançar algumas notas sobre essa intervenção.
Um dos aspectos mais significativos é o que diz respeito à contradição de género. Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa referiu que “Clara Zetkin destacou que pretender transformar a condição das mulheres sem abolir o modo de produção capitalista conduziria as trabalhadoras a um beco sem saída, observando que as reformas levadas a cabo pelo próprio sistema capitalista serviriam para atenuar um pouco a vida da mulher mas não dariam êxito ao objectivo da condição social das mulheres das classes trabalhadoras, nem permitiriam efectivar o conjunto dos seus direitos económicos, sociais, políticos e culturais”.
Todos nós os que idealizamos a sociedade comunista acham esta afirmação correcta.
No entanto:
1.Olhando o tempo histórico em que viveu Clara verificamos que ela faleceu em 1933, portanto, ela conheceu o melhor do socialismo mas não o seu pior.
2.O socialismo realmente existente involuiu no tempo. Por exemplo: o aborto passou a ser proibido nalguns países… noutros o divórcio implicava a existência de um causador, julgamento público e por vezes era obrigado a afastar-se da própria cidade onde vivia…
3.O socialismo realmente existente, produziu avanços extraordinários até um determinado período, mas depois não foi capaz de responder a contradições como as ambientais, as de género ou as de orientação sexual... Cuba, por exemplo, só agora está a dar passos de respeito pelos direitos dos homossexuais.
4.No capitalismo nós lutamos por reformas. A despenalização do aborto não resolve o problema da revolução em Portugal – mas a sua luta não deixa de ser uma parte da luta de classes, da luta contra o conservadorismo.
5.Querer negar, objectivamente, a existência de uma contradição de género em nome da defesa do predomínio da contradição fundamental e de classe não resolve o problema da contradição de classe.
6.Existe uma materialidade em Portugal, existe uma característica patriarcal no domínio burguês.
7.Dialecticamente, os comunistas precisam de procurar explorar essa contradição para procurar mais alianças sociais e enfrentar a burguesia no momento e no ponto onde detém dificuldades. Não são só as trabalhadoras que são as mais exploradas, as mais precárias e que têm os salários mais baixos, a propriedade da burguesia portuguesa concentra-se no género masculino dessa burguesia; os gestores de negócios burgueses são quase exclusivamente masculinos.
O exemplo do aborto, que Jerónimo cita, é precisamente um dos exemplos em que uma política de classe sobre as contradições da sociedade pode traduzir-se em vitórias ideológicas. A vitória no referendo foi uma vitória extraordinária. Uma vitória que há muito a esquerda não tinha. Uma vitória sobre a igreja mais reaccionária, sobre a burguesia conservadora, sobre o patriarcado e o conservadorismo, foi uma vitória para a classe trabalhadora.
É pena que Jerónimo não perceba isso – se o percebe-se não tinha acantonado o PCP nesta luta.

Sem comentários: